PSD diz que “falta resposta” a crianças comtivas especiais necessidades educa

Maria João Carreiro deputada psd A deputada do PSD/Açores Maria João Carreiro alertou ontem para a “falta de resposta” especializada no acompanhamento de crianças com necessidades educativas especiais nas escolas públicas da Região.
Em requerimento enviado à Assembleia Legislativa dos Açores, a deputada social democrata salientou que “numa escola que se diz inclusiva deve ser garantida a igualdade de acesso à educação, contudo, a realidade não é essa”.
“Com alguma frequência deparamo-nos com situações de carência de recursos humanos especializados para prestar o devido acompanhamento a crianças com necessidades educativas especiais”, afirmou.
Maria João Carreiro sublinhou que compete ao Governo Regional “assegurar em meio escolar os meios necessários para integrar todas essas crianças e jovens”, considerando que “não se pode invocar a indisponibilidade de docentes nesta área especializada, pois as candidaturas aos concursos de pessoal docente demonstram existir oferta especializada”. “Também não faz sentido aludir a razões de ordem financeira quando se recorre a centros externos especializados para fazer face à falta de resposta por parte dos estabelecimentos de ensino” disse.
Maria João Carreiro questionou, por isso, o Governo Regional para que este explique o “motivo pelo qual não recorre à contratação de técnicos de educação especial a colocar nos estabelecimentos de ensino, optando por recorrer a centros de apoio educativo privados, causando constrangimentos, dificultando o acesso a uma medida de apoio a que os alunos têm direito”.