Vasco Cordeiro garante que o PS está pronto para o desafio das próximas eleições autárquicas

vasco cordeiro ps A Comissão Regional do PS/Açores, reunida na cidade da Horta, procedeu à análise da situação política regional e à análise e conclusão do processo de preparação para as próximas eleições autárquicas, apresentando-se o Partido Socialista “pronto para o desafio” com a definição dos nomes que vão liderar as candidaturas às Câmaras Municipais da Região.
“Desta reunião da Comissão Regional, fica a certeza de que o Partido Socialista está pronto para este combate, está pronto para este desafio com a escolha de todos os candidatos às câmaras municipais dos Açores”, evidenciou Vasco Cordeiro, acrescentando que “a escolha de todas as candidaturas às próximas eleições deve ter por base critérios rigorosos”.
O líder dos socialistas açorianos referiu, depois, que “o objectivo do Partido Socialista é, para já, o de construir os melhores projectos para servir as populações de cada um dos concelhos da nossa Região. É o de ser capaz de transmitir, o melhor possível, às populações, as nossas ideias, as nossas propostas, aquilo que queremos fazer, aquilo que queremos alcançar e efectivamente submeter à votação das pessoas essas propostas”, adiantando ter “confiança na qualidade do trabalho que tem sido desenvolvido a esse nível e temos confiança na capacidade de construção de projectos ganhadores”, realçou o Presidente do PS/Açores.
Sob proposta do Secretariado de Ilha de S. Jorge, a Comissão Regional do Partido Socialista rectificou a decisão de não apresentar candidatura à autarquia da Calheta e declarar o apoio do Partido Socialista ao “Movimento Independente” que actualmente tem a responsabilidade de gestão dessa câmara municipal.
“Nós estamos convencidos que também desta forma o Partido Socialista dá um contributo claro, transparente, desassombrado, sem complexos quanto à forma como se posiciona nesta abordagem”, adiantou Vasco Cordeiro.
 O Presidente do PS/Açores acredita que o movimento de Independentes “está a fazer um trabalho meritório e que por isso deve ser apoiado”.
“Por aqui também se comprova que o partido não tem esta perspectiva de domínio, de propriedade, e se, efectivamente, nós temos um concelho como é o caso da Calheta de S. Jorge em que um movimento de independentes desempenha as suas funções de forma positiva, não temos qualquer tipo de problema em declarar o apoio a essa candidatura”, explicou.
O Presidente do PS/Açores, em declarações aos jornalistas, destacou também o actual momento que se vive na “nossa Região”, enumerando alguns dos indícios e indicadores “quer do ponto de vista económico quer do ponto de vista social que se revelam, cada vez, com mais consistência, com mais sustentabilidade”.
Assim, nas eleições autárquicas deste ano, o PS recandidata José Manuel Silva no Corvo, Luís Maciel nas Lajes das Flores, José Carlos Mendes em Santa Cruz das Flores e José Leonardo Silva na Horta, ilha do Faial.
Nas Lajes do Pico, o PS repete o cabeça-de-lista Roberto Silva, em São Roque do Pico Mark Silveira, em Santa Cruz da Graciosa Manuel Avelar Santos e em Angra do Heroísmo, na Terceira, Álamo Meneses.
Na ilha de São Miguel, já tinham sido anunciados os nomes dos actuais presidentes Carlos Mendonça (Nordeste), Ricardo Rodrigues (Vila Franca do Campo), Cristina Decq Mota (Lagoa) e Pedro Melo (Povoação) como candidatos, apresentando também em São Miguel, Vítor Fraga em Ponta Delgada e Fernando Sousa na Ribeira Grande, dois municípios social democratas.
Vasco Cordeiro anunciou também que o PS vai candidatar o engenheiro agrónomo e antigo deputado na Assembleia da República Jorge Pereira à Madalena, na ilha do Pico, e o engenheiro civil João Braga em Vila do Porto, Santa Maria, autarquias do PSD.
O deputado no parlamento regional e arquitecto André Rodrigues é o candidato à Câmara das Velas, na ilha de São Jorge, município do CDS-PP.
O único concelho socialista onde não há uma recandidatura de um presidente actualmente em funções é na Praia da Vitória, ilha Terceira, onde Roberto Monteiro atinge o limite de mandatos, recaindo a escolha do partido no actual vereador Tibério Dinis para cabeça-de-lista.
A Comissão Regional aprovou igualmente um voto de saudação e de congratulação ao Presidente Honorário do PS/Açores e Presidente Nacional do PS, Carlos César, pela sua recente eleição como Vice-Presidente da Internacional Socialista (IS) e membro do “Presidium” durante o congresso desta organização, que decorreu a 3 e 4 de Março, em Cartagena, na Colômbia.