Navio de cruzeiros Berlin hoje e amanhã em Ponta Delgada

navio berlin A escala de turismo agendada para hoje e amanhã (dias 16 e 17 do corrente), em Ponta Delgada, assinala o regresso do navio de cruzeiros Berlin aos Açores. A última visita ocorreu em 2004, então ao serviço do operador germânico Peter Deilmann. Desta feita, o Berlin está ao serviço da FTI Touristik, companhia que desenvolve a sua actividade principalmente junto do mercado alemão. Apesar de já nos ter visitado em várias ocasiões, esta será a primeira vez que o Berlin vai atracar no Terminal das Portas do Mar e ao serviço deste novo operador.
O navio está a realizar uma viagem transatlântica de 35 dias, entre Havana e Veneza, e a bordo viajam cerca de 330 passageiros, maioria alemã, com 184 tripulantes. Proveniente de St. John’s, na ilha de Antigua, é aguardado hoje, pelas 10h30, devendo rumar a Lisboa pelas 18h00 horas de amanhã, numa escala prolongada, com overnight na cidade micaelense.
Construído pelos estaleiros alemães Howaldtswerk Deutsche Werft, em Kiel, foi inaugurado em Junho de 1980, com a mesma designação que hoje ostenta. Ao longo de 37 anos de actividade, o navio assumiu outras designações e esteve ao serviço de vários operadores/armadores, dos quais se destacam a Peter Deilmann e a Saga Cruises. Em 1986, foi aumentado em 17 metros, pelo que actualmente possui 139 metros de comprimento, 18 metros de boca, 5 metros de calado e 9,570 toneladas de arqueação bruta. Disponibiliza 7 decks públicos, por onde se distribuem as 206 cabines, que quando ocupadas na totalidade acomodam 412 passageiros.
A companhia alemã já tem nova escala agendada em 2018, situação indicadora que os Açores são mais um destino a privilegiar nas rotas atlânticas daquele operador e, simultaneamente, a crescente apetência que o mercado alemão tem vindo a revelar pelo arquipélago açoriano.