Presidente da EDA vai ser substituído e Gilda Pimentel na gestão financeira do HDES

EDA-Electricidade-dos-Açores

O Presidente da EDA, Duarte Ponte, vai ser substituído nestas funções, uma vez que passou à aposentação, revelou ao nosso jornal fonte próxima do governo.

Foi o próprio Duarte Ponte que tomou a iniciativa de requerer a aposentação no final do ano passado, tendo depois comunicado à tutela (Governo Regional é o maior accionista).

De acordo com a nossa fonte, a tutela solicitou a Duarte Ponte que se mantivesse no cargo até à nomeação de um novo Presidente, o que deverá acontecer nos próximos dias.

Até ao dia de ontem, nos meios da empresa, falava-se nos nomes de Nuno Pimentel, Paulo Moniz e José António Resendes, mas o nosso jornal sabe que a escolha ainda não está definida e que deverá recair em alguém que receba o consenso do maior accionista a seguir ao governo, que é o Grupo Bensaúde.

Até lá a administração da EDA está em gestão corrente.

Quem também vai sair da administração da EDA é a gestora Gilda Pimentel, que irá ocupar o cargo de responsável pela gestão financeira do Hospital de Ponta Delgada, revelou ainda ao nosso jornal a mesma fonte.

A nova administração do HDES ainda não tomou posse, uma vez que a sua Presidente, Cristina Fraga, terá de ser ouvida primeiro pela Comissão Parlamentar dos Assuntos Sociais. 

A nova administradora financeira, Gilda Maria Bairos Cabral Pimentel, é licenciada em Organização e Gestão de Empresas pela Universidade dos Açores. 

Participante no Programa Avançado de Gestão para Executivos, ministrado pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, que decorreu no 2° semestre 1995 e no Programa Avançado de Finanças para Executivos, ministrado pela Faculdade de Ciências Económicas e Empresariais da Universidade Católica Portuguesa, que decorreu no 2° semestre 1996. De outubro de 1987 até junho de 1988: Monitora como prestação eventual de serviço na Universidade dos Açores, Departamento de Economia e Gestão, período em que lecionou as cadeiras de Gestão Financeira I e Gestão Financeira II. 

Desde 5 de dezembro de 1988 integra os quadros da Empresa de Electricidade dos Açores, tendo desempenhado funções técnicas na Direcção Financeira, área da Fiscalidade, durante 6 meses e, posteriormente, prestou apoio técnico ao Diretor; De 1 de outubro de 1990 até 22 de abril de 1993, foi Coordenadora do Gabinete de Estudos e Análise Financeira, integrado na Direção Financeira;  De 23 de abril de 1993 até 22 de abril de 1994 e de 29 de outubro de 1996 a 31 de dezembro de 2000 chefiou o Serviço de Finanças, integrado na Direção Financeira; De 23 de abril de 1994 até 15 de novembro de 1997 foi  Adjunta da Direção Financeira; A partir de janeiro de 2001 foi Diretora da Gestão Administrativa e Contabilidade, da Electricidade dos Açores, S. A. e Gerente da SEGMA, Serviços de Engenharia, Gestão e Manutenção, Lda., desde 12 de julho de 2013. Administradora da EDA Electricidade dos Açores desde 11 de julho de 2013.