28 navios de cruzeiro passarão nos portos dos Açores nos próximos 15 dias

CELEBRITY ECLIPSENos últimos quinze dias do mês de Abril, os Açores irão estabelecer um autêntico recorde de escalas e de número de passageiros nos diversos paquetes que visitarão os Açores e em especial Ponta Delgada que irá receber, neste período, 24 escalas que deverão trazer a esta ilha perto de 50.000 passageiros e mais de 21.000 tripulantes.

 

Uma actividade que começou no passado dia 16 de Abril com o terminal de cruzeiros das Portas do Mar a acolher a escala do navio de cruzeiros à vela CLUB MED2 da companhia francesa Club Méditerranée. No mesmo dia, passou por Ponta Delgada o luxuoso Yatch Cruise SEADREAM I da SeaDream Yatch Club. Tratou-se de escala que é a única de um cruzeiro transatlântico iniciado no passado dia 7 nos Barbados e que irá terminar em Lisboa amanhã, 19 de Abril.

Ontem foi a vez do AIDAluna, outro navio da operadora alemã Aida Cruises, passar por Ponta Delgada. O AIDAluna encontra-se a fazer um itinerário transatlântico de 25 dias que liga Montego Bay na Jamaica e a cidade alemã de Kiel, onde ficará posicionado para a operação de Verão pelo mar Báltico e norte da Europa.

Hoje será a vez do terminal de cruzeiros das Portas do Mar receber a escala do Royal Clipper, o maior e mais rápido veleiro de cruzeiros da actualidade. Pertença da companhia monegasca Star Clippers, este navio visita pela 17ª vez a cidade micaelense, único porto de escala deste cruzeiro transatlântico de 16 noites, iniciado no dia 7 de Abril nos Barbados e terminando no dia 23 em Lisboa.

O majestoso veleiro, construído nos estaleiros holandeses De Merwede, tem como principais características 134 metros de comprimento, 16,5m de boca, 5,6 metros de calado e 5 mil toneladas de arqueação bruta. Tem capacidade de alojar 227 passageiros, sendo a sua tripulação composta por 105 elementos.

Para o dia 19 está reservada a escala inaugural do MSC PREZIOSA, um dos imponentes navios de cruzeiros da companhia italiana MSC Cruises, a maior operadora privada do mundo.

Esta tão aguardada escala faz parte de um interessante e inovador cruzeiro que se iniciou a 11 deste mês em Salvador da Baia no Brasil e contempla escalas em Tenerife, Ponta Delgada, Lisboa, Vigo, Southampton, Le Havre e Zeebrugge, terminando o cruzeiro na cidade alemã de Kiel.

O MSC PREZIOSA foi construído nos estaleiros franceses de STX Europe em St Nazaire, tendo entrado ao serviço em Março de 2013. Foi o terceiro navio da classe Fantasia construído pela MSC, sendo o seu custo estimado em 550 milhões de dólares. Possui 139.072 toneladas de arqueação bruta, sendo as suas dimensões de 333 metros de comprimento, 38 metros de boca e um calado de 8,20 metros. Realce igualmente para os seus 18 decks, 13 dos quais destinados aos passageiros. Em ocupação normal tem capacidade para alojar 3.959 passageiros em ocupação normal e 1.370 tripulantes.

No dia 21 será a vez de novamente o terminal de cruzeiros da Portas do Mar se engalanar para receber em escala inaugural o NORWEGIAN BREAKAWAY, da operada norte-americana Norwegian Cruise Line.

Esta passagem por Ponta Delgada deste imponente paquete faz parte de um cruzeiro transatlântico de 12 noites iniciado em Nova Iorque no dia 15 do corrente e que, para além de Ponta Delgada, contempla escalas em Cork na Irlanda, Portland e Le Havre, terminando este itinerário no dia 27 em Southampton.

De realçar que Ponta Delgada é o único porto nacional que irá receber este navio durante a sua permanência na Europa.

A 22 será a vez de Ponta Delgada dar as boas vindas ao REGAL PRINCESS, um dos mais aclamados navios da Princess Cruises.

O impressionante navio de cruzeiros norte-americano encontra-se em viagem transatlântica entre Ft. Lauderdale e Copenhaga, com escalas em Ponta Delgada, Cherbourg, Zeebrugge e Roterdão, terminando esta viagem em Copenhaga, onde aquele navio terá o seu porto base na época de Verão que agora se inicia.

O dia 23 ficará na história das escalas de cruzeiros nos Açores pois será a primeira vez que Ponta Delgada terá a presença de cinco navios de cruzeiros, dois dos quais em escala inaugural, e que por certo vão dar um movimento fora do vulgar à cidade e à própria ilha. De salientar, igualmente, a presença em simultâneo de dois navios da classe Solstice da Celebrity, facto muito pouco comum em portos nacionais.

A primeira escala inaugural do dia será preconizada pelo CELEBRITY SILHOUETTE, um dos navios da classe Solstice da companhia Celebrity Cruises, uma das empresas “premium” do grupo Royal Caribbean International.

A escala em Ponta Delgada faz parte do itinerário “estbound” de 13 noites iniciado no dia 15 em Fort Laudardale na Flórida e que irá terminar a 28 do corrente em Southampton, depois de escalas em King Warf nas Bermudas, Ponta Delgada e Lisboa.

Registe-se que o Celebrity Silhouette fará mais 2 escalas este ano em Ponta Delgada.

A segunda escala inaugural será preconizada pelo MARELLA DISCOVERY 2, da operadora britânica Marella Cruises, nova designação da anterior Thomson Cruises. A estreia deste paquete em Ponta Delgada assinala o regresso ao arquipélago desta operadora britânica, depois de 2 anos de ausência. A passagem deste navio de cruzeiros está inserida num cruzeiro de 18 noites e que se iniciou no passado dia 10 do corrente em Montego Bay na Jamaica e que para além de Ponta Delgada contempla uma escala no dia anterior na cidade da Horta, terminando este trajecto no próximo dia 28 em Palma de Maiorca, onde o navio ficará base na época de Verão.

Construído nos estaleiros franceses de Chantiers de l`Atlantique em St Nazaire em 1995 para a Royal Caribbean International ostentou o nome de Legend of the Seas e, sob este novo visitou algumas vezes Ponta Delgada, sendo a última a 23 de Abril de 2014. Em 2016 foi transferido para a Thomson Cruises, onde se mantém até ao presente.

A terceira escala será preconizada pelo CELEBRITY ECLIPSE, outro navio da Celebrity Cruises, que passará em Ponta Delgada num cruzeiro posicional de 15 noites entre Miami e Dublin, contemplando escalas nesta cidade e nas cidades irlandesas de Cork e Waterford.

De salientar que o navio fará uma “overnight” nesta cidade, uma opção que é sempre apreciada pelos passageiros que depois de vários dias no mar têm assim possibilidade de desfrutar de mais tempo em terra e conhecer um pouco da vida nocturna de Ponta Delgada.

O quarto visitante a chegar a Ponta Delgada é o ARCÁDIA , um dos navios mais apreciados da operadora inglesa P&O, que nesta cidade fará a primeira escala de um itinerário de 15 noites que se irá iniciar em Southampton no dia 19 intitulado “15 Nights Azores, Portugal & Spain”, e que contempla, para além de Ponta Delgada, escalas na Praia da Vitória, Funchal, Cádis, Málaga e Gibraltar.

O quinto visitante do dia 23 será o Yatch Cruiser Le PONANT da companhia francesa Le Ponant, que nos últimos anos tem passado sempre por Ponta Delgada nos seus roteiros transatlânticos.

Com um conceito muito diferente dos tradicionais navios de cruzeiro, este elegante e sofisticado mega-iate privilegia uma ambiência intimista, onde o conforto, gosto pelas actividades náuticas e boa gastronomia são predicados essenciais a bordo. Claramente vocacionado para o público francês que se enquadra naqueles pressupostos, o Le Ponant surpreende pelo requinte e pelo facto de não dispor do habitual entretenimento como encontramos a bordo da maioria dos navios de cruzeiro. O grande momento de convívio neste navio ocorre durante os jantares no Karukera Restaurant, à boa maneira francesa, com os passageiros a desfrutarem da famosa gastronomia francesa num verdadeiro “affaire gastronomique”.

Para o dia 24 aguarda-se em Ponta Delgada mais um interessante dia de movimento, pois estarão no terminal de cruzeiros das Portas do Mar e no porto comercial 4 navios de cruzeiros.

Destaque para a escala inaugural do ZENITH da operadora espanhola Pullmantur, operadora que regressa a Ponta Delgada depois de alguns anos de ausência. O navio encontra-se a fazer um cruzeiro transatlântico de 15 dias entre Santo Domingo na República Dominicana, seu porto base nas Caraíbas e Lisboa, contemplando paragens em St Kitts, Antiqua e Ponta Delgada.

Outro dos ilustres visitantes do dia será o ROYAL PRINCESS, um dos navios de cruzeiros da Princess Cruises. A sua passagem em Ponta Delgada ocorre no âmbito de um itinerário “East bound” de 15 noites entre Fort Laudardale, porto base do navio na época de Inverno e Southampton, cidade que servirá como base para a temporada de Verão na Europa.

Igualmente, neste dia, Ponta Delgada recebe a visita do ROTTERDAM, navio da operadora Holland America Line. Esta paragem em Ponta Delgada está englobada num cruzeiro transatlântico de 15 noites entre a cidade norte americana de Tampa na Flórida e a cidade holandesa de Roterdão, porto que servirá de base ao navio no Norte da Europa.

Tal como em muitos dos outros navios da HAL, o Rotterdam tem a bordo uma colecção de peças de arte avaliadas em 2 milhões de dólares.

Para o dia 25 está reservado talvez a escala mais aguardada do ano. Com efeito Ponta Delgada terá a honra de receber o NORWEGIAN BLISS, o novo navio da Norwegian Cruise Line. Esta escala está inserida no cruzeiro inaugural de 12 dias entre Southampton e Nova Iorque e contempla, para além de Ponta Delgada, uma paragem em Halifax no Canadá.

O impressionante navio norte-americano é o terceiro navio construído da Classe Breakaway-Plus para NCL, depois do Norwegian Escape e Norwegian Joy.

Entre as inovações criadas para este navio de cruzeiros merece realce uma autêntica pista de karts, algo inédito na indústria de cruzeiros. Trata-se de um navio que, por certo, irá agradar ao aficcionados da Norwegian, e que irá operar durante o Verão no Alasca, fazendo a sua época de Inverno nas Caraíbas.

Sabemos que neste cruzeiro viajam dezenas de jornalistas europeus e norte-americanos ligados ao turismo de cruzeiros, o que poderá ser uma oportunidade ímpar na divulgação de São Miguel e dos Açores.

A apadrinhar esta importante escala em Ponta Delgada estará o PRINSENDAM, o mais pequeno navio de cruzeiros da operadora Holland America Line. A sua passagem em Ponta Delgada ocorre no âmbito de um cruzeiro de 54 noites iniciado em Fort Laudardale no passado dia 12 de Março e que levou aquele paquete a visitar diversos portos africanos e da bacia mediterrânea, fazendo no seu regresso ao continente norte-americano paragens em Ponta Delgada, Praia da Vitória e Horta.

No dia 26 faz escala em Ponta Delgada mais dois navios de cruzeiros. O primeiro a chegar será o VISION of the SEAS, o primeiro navio da “Vision Class” da operadora norte-americana Royal Caribbean International, que estará em Ponta Delgada numa escala englobada num cruzeiro posicional de 16 noites entre a cidade de Galveston no Texas e Barcelona que, para além de Ponta Delgada, contempla paragens em San Juan de Puerto Rico, Málaga, Alicante e Palma de Maiorca.

O outro visitante do dia será o AIDAMAR, outro dos navios da operadora alemã Aida Cruises. A paragem nesta cidade está inserida num itinerário entre La Romana na República Dominicana e Barcelona, e inclui paragens em Martinique, St.Kitts, Ferrol, Le Havre, Ijmuiden e Copenhaga, antes de chegar a Warnemunde, na Alemanha.

Para o dia 27 está agendada no Terminal de Cruzeiros das Portas do Mar a escala do SERENADE of the SEAS, terceiro navio da classe Radiance, da Royal Caribbean Cruises International. A escala em Ponta Delgada resulta de uma viagem transatlântica de 16 noites entre Ft. Lauderdale e Copenhaga, incluindo no seu itinerário visitas a Ponta Delgada, Cork, Le Havre, Zeebrugge e Amsterdão. Findo este roteiro, a capital dinamarquesa será o home port dos cruzeiros que vai efectuar na temporada de Verão, a maioria dos quais tem como destino as capitais do Báltico e os fiordes noruegueses.

O Serenade of the Seas e os idênticos Radiance of the Seas, Brilliance of the Seas e Jewel of the Seas, são os únicos navios da conhecida frota norte-americana que possuem motorização com turbinas de propulsão a gás em vez da combinação habitual de motores diesel ou diesel eléctrico. Estes quatro navios continuam a figurar em lugar de destaque nas preferências dos clientes da Royal Caribbean.

No dia 28 o destaque vai para o regresso a Ponta Delgada do DEUTSCHLAND, aquele que já foi considerado um dos navios mais luxuosos do mundo.

O navio fará um cruzeiro de 22 noites que irá começar na cidade alemã de Bremerhaven no dia 21 de Abril e que levará aquele navio a visitar diversos portos do chamado corredor Atlântico, incluindo paragens nos arquipélagos dos Açores, Madeira e Canárias.

Igualmente nesse dia Ponta Delgada irá receber o NORWEGIAN JADE, o terceiro navio da operadora norte-americana Norwegian Cruise Line a passar em Ponta Delgada no corrente mês.

O Norwegian Jade irá fazer um cruzeiro transatlântico de reposicionamento no dia 21 a partir de Miami e, para além de Ponta Delgada, inclui paragens em Brest, Portland e Le Havre, terminando o cruzeiro em Southampton.

As escalas do mês de Abril irão terminar no dia 29 com a visita a Ponta Delgada de mais dois navios de cruzeiros.

O primeiro a atracar será o NAVIGATOR of the SEAS da Royal Caribbean International, que estará a fazer uma viagem transatlântica entre Miami e Southampton, incluindo no seu roteiro, para além da referida cidade açoriana, escalas em Lisboa, Vigo, La Coruna e Le Havre.

O segundo navio a chegar a Ponta Delgada será o NORWEGIAN STAR igualmente da Norwegian Cruise Line que nesta cidade fará uma escala inserida num cruzeiro a iniciar no próximo dia 22 entre as cidades de Miami e Barcelona. Para além de Ponta Delgada, inclui paragens em Lisboa, Cádis, Málaga e Alicante.

 

Por: António Silva, com Diário dos Açores