Canal Parlamento aprovado na ALRAA

ALRAAO projecto de resolução do CDS e da representação parlamentar do PPM, que propunha a criação do canal Parlamento, foi aprovado por unanimidade, na terça-feira, na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores. 

Para o deputado do CDS-PP Alonso Miguel, “os canais parlamentares permitem a transmissão, sem cortes ou edição, dos trabalhos parlamentares, tornando-os mais visíveis e transparentes. A informação a respeito dos assuntos comunitários torna-se mais global e o pluralismo político passa a ter mais espaço de afirmação”. 

Na sua intervenção, o deputado centrista referiu que “os canais parlamentares resultam em maior transparência, mais informação e mais exigência no âmbito dos sistemas políticos democráticos”, sendo que no seu entender “a criação de um canal parlamento, que transmita em directo e em canal aberto as reuniões do plenário e das comissões da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, constitui uma necessidade premente do nosso sistema político”. 

O deputado do CDS considerou ainda que a criação do canal “promoverá seguramente uma maior proximidade entre os cidadãos e o poder político, possibilitando aos eleitores o escrutínio do trabalho dos deputados, bem como a avaliação do desempenho e da produtividade dos partidos com assento parlamentar”.