Artigos

Solidariedade volta a marcar Grandes Festas do Espírito Santo de Ponta Delgada

espirito-santodsc09003São 33 as IPSS do concelho que recebem, este ano, pensões das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada.
Pão, massa sovada, refrigerantes compõem as pensões que serão entregues a partir das 9h00 da manhã de sábado, 9 de Julho pelas instituições de solidariedade social. Refira-se que a Presidente da autarquia acompanhará, como habitualmente, a distribuição de parte destas pensões, visitando as seguintes instituições: Lar António Manuel Santos (9h00, Caminho da Levada, 335, Fajã de Cima), Centro de Acolhimento “VILA AZÁLEA”(9h30, Centro Paroquial de S. José) e Centro de Bem Estar Social do Livramento Rua do Carmo à Igreja, n.º 46 Livramento).
As pensões serão, igualmente, distribuídas por várias equipas do Município na Casa de Saúde de S. Miguel, Casa de Saúde N.ª Sr.ª da Conceição, Cáritas de S. Miguel – Centro de Acolhimento “Sem Abrigo 1” e “Sem Abrigo 2” -, Lar da Mãe de Deus, Associação de Pais e Amigos Crianças Deficientes do Arquipélago dos Açores: - “ Vila Bem Me Quer”, “Actividades Ocupacionais” – Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, Cruz Vermelha Portuguesa, Aurora Social (Apoio a Deficientes), Conferências Vicentinas, Associação Portuguesa de Deficientes, Associação de Paralisia Cerebral de S. Miguel, Associação Doentes Machado Joseph, Associação de Apoio às Vítimas de Prostituição – “Novo Dia”, CAT- Centro de Emergência e Acolhimento Temporário para Homens, Instituto Bom Pastor: - Acolhimento de Mãe, Associação Seara de Trigo, Centro de Acolhimento “O CAMINHO”( I.A.C.), Associação Alternativa (Apoio a Toxicodependentes), Associação de Surdos da Ilha de S. Miguel, Residência Sem Abrigo “ VIDA NOVA” S. Roque, Lar Luís Soares de Sousa, Lar de Idosos da Levada, Instituto Margarida de Chaves, Centro Social e Paroquial da Fajã de Baixo - Acolhimento de Crianças, Casa Abrigo – Centro de Apoio à Mulher, Associação Todas Idades Amigas Terapia Assistida com Animais Açoreana, Patronato de S. Miguel, AIPA – Associação de Imigrantes e Associação ARRISCA.
A maioria das instituições citadas funciona como centro de acolhimento a 1300 pessoas, enquanto que uma pequena parte é centro de atendimento, de outras tantas centenas de utentes.
A entrega de pensões no sábado do Espírito Santo às IPSS segue os propósitos da partilha, solidariedade e da caridade de dar a quem mais precisa.
Lembre-se que é, também, durante o sábado das Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada que são oferecidas as Sopas do Espírito Santo, no Campo de São Francisco. Este ano, espera-se que sejam novamente servidas à volta de 12 mil sopas.