Artigos

EDA está a produzir mais electricidade com menos fuel e mais geotermia

EDAA EDA está a produzir mais electricidade este ano, quando comparado com o mesmo período do ano passado.

De acordo com os dados agora divulgados pelo SREA, de Janeiro a Outubro deste ano foram produzidos 679.500.445 KWh, enquanto que no período homólogo foram 670.531.232 KWh.

Praticamente todas as fontes de produção aumentaram, à excepção da hídrica e do fuel.

A geotérmica é uma das fontes de produção que regista um dos maiores aumentos.

Terça-feira, 3 de Janeiro de 2017

2017-01-03-1

SATA vai voar para Califórnia a pensar também no mercado de Lisboa

a330 sata bostonA operação da SATA para a Califórnia está a ser preparada com muita expectativa e a companhia vai apostar no conforto e na segurança dos passageiros naquela rota.
É assim que uma fonte da SATA responde às críticas que têm surgido na Califórnia, através do Conselheiro das comunidades daquele estado, Nelson Ponta Garça, que acusa a transportadora açoriana de não tratar convenientemente os passageiros daquela zona.
De acordo com a nossa fonte, a SATA vai utilizar um A340 naquela rota, que ainda é mais confortável e com mais capacidade do que o novo A330 adquirido recentemente pela companhia para voar para Boston.
Trata-se de um aparelho alugado à HiFly, em regime de Wet Lease, também conhecido como ACMI - Aircraft, Crew, Maintenance and Insurance.
 A tripulação será toda portuguesa e todo o catering será o mesmo que a SATA utiliza nos seus aviões.
“Ao contrário do que se diz nas críticas do referido conselheiro, o voo não é charter e a companhia HiFly não é low-cost”, sublinha a nossa fonte.
No ano passado a Sata usou esta companhia em vários voos e a opinião dos passageiros foi muito favorável, já que os mesmo são modernos e muito confortáveis.
Ao contrário dos outros anos, este voo iniciar-se-à em Lisboa e para poder haver descanso de tripulações o avião só poderá fazer o voo de regresso à Terceira e Lisboa no dia seguinte, permitindo de igual modo que todos os passageiros sejam reencaminhados para as suas ilhas de destino final como estava anteriormente previsto, logo à chegada ao aeroporto da Terceira.
A outra grande vantagem na utilização deste moderno avião é que o voo começa e acaba em Lisboa, permitindo assim que os passageiros do continente português possam utilizar o voo de forma mais confortável, já que só farão uma pequena escala na ilha Terceira, na ida e no regresso, continuando depois até ao destino final no mesmo avião.
“É, assim, mais um serviço que a nossa Sata Azores Airlines presta à comunidade portuguesa e aos turistas americanos da California que pretendem visitar, para além dos Açores, a Europa Continental”, adianta a mesma fonte.
Refere ainda que, ao contrário do que se diz, nunca esteve previsto a SATA fazer a nova rota de Providence com o A330, mas sim com o A310, por ter uma capacidade mais de acordo com a procura.
Providence é um voo complementar a Boston, que pela sua conveniência irá aliviar a grande procura dos  voos de Boston.
 O  mercado nos EUA à muito que ultrapassou a comunidade lusa e a percentagem de americanos nos voos da SATA já ultrapassa os 50%, chegando mesmo acima dos 80% em algumas rotas e datas. 
Entretanto,  o primeiro voo para Boston com o A330 “Ciprião de Figueiredo” decorreu com “enorme sucesso”, com os passageiros a elogiarem o conforto do aparelho e o serviço de bordo.
O avião teve uma recepção especial em Boston, nomeadamente com a presença de muitos curiosos da comunidade açoriana e também a presença da comunicação social daquela área.

Estatuto Editorial

O Diário dos Açores é um jornal centenário de edição diária, de informação regional, independente, livre e regido por critérios de rigor.
O Diário dos Açores assume os princípios fundadores da Civilização Ocidental, perseguindo o ideal europeu.
O Diário dos Açores orienta-se pelos valores da democracia, da liberdade e do pluralismo.
O Diário dos Açores quer contribuir para uma opinião pública informada e interveniente. Valoriza a discussão franca, considerando que a existência de uma opinião pública informada é a base essencial para o exercício dinâmico da democracia.
O Diário dos Açores dirige-se a um público de todos os meios sociais e de todas as profissões.
O Diário dos Açores procurará fórmulas atrativas e pertinentes de apresentação da informação, mas dispensando o sensacionalismo.
O Diário dos Açores acompanha o processo de mudanças tecnológicas e está atento à inovação, promovendo a interação com os seus leitores.

O Diário dos Açores assume o compromisso de dar cumprimento rigoroso aos princípios deontológicos e éticos respeitantes à actividade jornalística, fazendo valer os Direitos inerentes ao livre exercício da prática informativa num Estado de Direito Democrático, sendo veículo de transmissão de opinião, desde que tal expressão não viole o cumprimento rigoroso de normas legais aplicáveis à comunicação social.

Detido jovem de 18 anos suspeito de tráfico de droga

pspA Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve um jovem de 18 anos, na Horta, ilha do Faial, por tráfico de estupefacientes.
A detenção ocorreu na passada sexta-feira, dia 12, “na sequência de uma abordagem de fiscalização de trânsito de rotina ao condutor de um ciclomotor”. Foram apreendidas 44 doses de produto estupefaciente, (12 doses de liamba e 32 de haxixe), anfetaminas, bem como uma balança, dois telemóveis, um ciclomotor e 115 euros em dinheiro.
O detido foi presente ao Tribunal da Horta no sábado, dia 13, para ser submetido a primeiro interrogatório e serem-lhe aplicadas as medidas de coacção.
Entretanto, em Ponta Delgada, também na sexta-feira, a PSP deteve um homem de 31 anos, depois de ter sido surpreendido no interior de um antigo estabelecimento de restauração “com a intenção de furtar os artigos/objectos ali existentes”. O espaço encontrava-se “fechado para obras de adaptação a apartamento”.
Já no concelho do Nordeste, as autoridades detiveram um homem, de 31 anos, pelo crime de violência doméstica, por ter ameaçado a cônjuge, com recurso a uma arma branca.
De acordo com o relatório de actividade policial, a PSP deteve ainda sete indivíduos durante o fim-de-semana, em São Miguel, por condução sob o efeito de álcool. Os condutores, um dos quais do sexo feminino, tinham idades compreendidas entre os 21 e os 55 anos de idade, apresentando taxas de alcoolemia a variar entre os 1,30 e os 1,84 g/l. Foi também detido outro indivíduo, por conduzir sem habilitação legal.
Segundo a mesma fonte, entre 12 e 14 de Fevereiro, ocorreram 18 acidentes de viação nos Açores, dos quais resultaram seis feridos ligeiros e danos materiais.