Contos tradicionais e clássicos de animação vão percorrer artérias lagoenses no próximo sábado

grupo-folclore-da-relvaComo tem vindo a ser tradição, a Câmara Municipal de Lagoa e a Empresa Municipal de Lagoa, através do seu sector de educação e formação, voltam a organizar um desfile temático, desta vez subordinado ao tema “Era uma vez... contos tradicionais e clássicos de animação”, que irá percorrer as principais artérias da freguesia do Rosário, dotando-as de fantasia, animação e de certa forma de nostalgia, ao resgatar algumas das histórias que se ouviu contar durante a infância daqueles que terão oportunidade de assistir ao desfile, tendo simultaneamente um sentido pedagógico.

O desfile “Era uma vez... contos tradicionais e clássicos de animação” destina-se às instituições e associações do Concelho e, este ano, insere-se nas festas de Nossa Senhora do Rosário, realizando-se no próximo dia 8 de Outubro, às 15h00.
Para este desfile estão previstos 243 participantes, abrangendo-se 12 instituições do Concelho de Lagoa.
Assim sendo, o desfile sairá do parque de estacionamento da Avenida Poças Falcão percorrendo a Rua Dr. Herculano Amorim Ferreira, seguindo pela Rua Agente Técnico Mota Amaral e Avenida Infante D. Henrique, terminando na Praça da Senhora da Graça.
Como já foi referido anteriormente, não é um evento inédito no Concelho, atendendo que em 2009 a autarquia lagoense, conjuntamente com o sector de educação e formação da Empresa Municipal de Lagoa organizou um desfile Multicultural, enquanto que em 2010 o tema escolhido foi “A Vida Rural”.
Este ano, o dito desfile tem como propósito resgatar os contos tradicionais e clássicos de animação, promovendo-se um desfile lúdico-pedagógico para várias gerações, pretende-se igualmente a promoção da leitura, bem como, e à semelhança dos anos anteriores, mostrar o trabalho desenvolvido nas diversas instituições e atrair para a Lagoa pessoas de outros concelhos, sobretudo as camadas mais jovens.
Aliás, os desfiles anteriores têm-se pautado por uma enorme adesão dos participantes, mostrando a capacidade criativa de todos os intervenientes, e levando muita gente à Vila da Lagoa.