Núcleo museológico da Igreja de Santa Bárbara inaugurado sexta-feira

A Presidência do Governo Regional dos Açores/Direcção Regional da Cultura, através do Museu Carlos Machado, promove a inauguração do núcleo museológico da Igreja de Santa Bárbara que, após obras de conservação e restauro, reabrirá ao público na próxima sexta-feira, dia 8 de Julho, pelas 21h00.

Este imóvel do século XVII, que pertence actualmente ao Museu Carlos Machado, é constituído pela igreja do antigo recolhimento de Santa Bárbara e possui alguns aspectos arquitectónicos dignos de nota. Com efeito, para além da sua planta octogonal, o edifício apresenta ainda três portais e três janelões com o interior em talha dourada. São ainda de realçar dois exemplares de arte sacra, uma imagem de Santa Bárbara do Século XVIII e um retábulo policromo, representando a morte de São José, que também ficam agora patentes ao público.

Mas estes são apenas dois exemplos do extenso trabalho de conservação que foi efectuado no interior da igreja, onde sofreram intervenções, na capela-mor, os retábulos laterais e central, bem como as respectivas telas, e o tecto. Também o púlpito, o emolduramento de janelas, sancas e do arco triunfal, as molduras e os oratórios do coro alto e as molduras e retábulos do coro baixo foram restaurados.

A sessão de inauguração contará com a actuação do grupo musical "Johann Sebastian Bach", que apresentará um programa, com a duração de aproximadamente 25 minutos, dedicado a dois compositores do século XVIII: João Rodrigues Esteves (Stabat Mater) e Giovanni Giorgi (Motteto nº 99 a 4 voci concertato per la Domenica 9ª doppo la Pentecoste e Motteto nº 50 a 4 voci concertato per la festivissima Domenica della Santa Pasqua).